sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal




Amo brilhos, perfumes, posso me deliciar no compasso frenético das cores e luzes, refletidas na superfície polida dos objetos... em fim LUZ !

Nosso dia a dia esta ofuscado pelos meios de comunicação que vendem o sonho de grupos que lucram com nossas carencias, desejos e porque não falar nossa inocência, ou crenças falsas que nos tentam curar do remorso de nossos atos incorretos com palavras vazias. Está escrito que "Não existe Fé sem Obras": Quantas pessoas alimentou, ajudou, curou, deu conselho, escutou desinteressadamente... no ano de 2009. Não estamos falando de sua fámilia, mas de perfeitos desconhecidos que são seus semelhantes. Desculpas existem aos montes, um sábio já falou que o homem é o animal que melhor sabe fugir de suas responsabilidades como parte de uma sociedade.
Até as ideologias de nosso século festejam o "Individualismo" como forma perfeita de vida (veja quantas pessoas se fecham em casa ao reflexo hipnótico de telas planas de computador) esquecemos que nossa vida só têm sentido em função de outro ser humano.

"A injustiça, senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade [...] promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas." (Rui Barbosa)

Que o sentido simbólico do nascimento de Jesus, se transforme em algo real passando a fazer parte de sua vida.



domingo, 29 de novembro de 2009

Agradecimento...

Estamos fechando mais un ano de atividades nas oficinas do "Alfredo Andersen", no qual tivemos excelentes mestres. Meu muito obrigada a instituição, professores, colegas e funcionarios da casa.

"No estudo encontro prazer e consolo, e nada é tão agradável, que com ele não seja mais agradável, nada tão triste, que com ele não fique menos triste."
(Plínio)

sábado, 21 de novembro de 2009

Olhar do passado.

Olhar do passado. Algumas perguntas surgem... --Quem fez a escultura ? --Quem era o modelo ? --Por que esta abandonada a construção ? O tempo é implacável ... Seguramente na época era uma mansão famosa com personagens conhecidos, hoje não passa de uma lembrança, observando as modernidades de forma submissa e permanente.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Flagra na fotografa !

Quando ficamos do outro lado da lente... é que fomos flagrados :) Sabiam que a alguns fotografos não gostam de forma nehuma levar um "Clik". Então para todos eles é que estou escrevendo minha experiência de estar na frente da camera. Gente é uma coisa fantastica ! no inicio temos um certo ar de surpresa ... mas quando revelamos a foto podemos observar como somos frageis e ao mesmo tempo rimos de nos mesmos, de nossos gestos desajeitados no momento de ser "capturados" pela engenhoca "digital". Vamos lá não faça pose, a beleza da fotografia é magia do momento. Ora, francamente nesse momento é imprescindivel o Perfume também para que né ?
Se o fotografo é um talentoso cardiologista e um ser humano de grande valor.


(Foto: Dr. Jose Luis S. Cossio)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Alfredo Andersen o Homem e seu sonho !



Alfredo Emílio Andersen nasceu em Kristiansand, sul da Noruega, em 3 de novembro de 1860, filho do capitão da marinha mercante Tobias Andersen e de Hanna Carine Andersen. Tinha quatro irmãs: Hanna, Charlotte, Amalye e Othilie.

Apesar de ser desejo do pai que Alfredo se tornasse engenheiro naval, o filho, já aos doze anos, em razão da boa qualidade do seu desenho, obteve autorização familiar para se dedicar à arte, incentivado por um dirigente da escola onde estudava. Aos treze anos pintou aquela que se supõe seja a sua primeira tela, intitulada “Akt”.

Andersen, que também era apaixonado por música e arte dramática, tocava flauta e participava de um conjunto de canto coral. Chegou a fundar uma sociedade voltada para o teatro, cujos lucros eram revertidos para pessoas carentes.

(fonte: http://www.pr.gov.br/maa/o_artista.shtml)

domingo, 1 de novembro de 2009

Semana "Alfredo Andersen"

Houve um tempo no qual meu Pai biologico me ensinou a caminhar pela estrada colhendo flores e aromas, diferenciando cheiros e cores. Me embalou e deu impulso no balanço da arvore, na gancorra...
Depois cresci e nem sempre tinha tempo para colher flores, o ecoar de seu riso deixou menos fortes os embates da vida.

Bem mais tarde...Outro Pai o da Pintura Parnaense, Alfredo Andersen inspira meu trabalho com a Arte, talvez sejam meus sonhos infantis que finalmente posso plasmar nas telas e tintas.

É que nada desaparece no universo: o mestre, os bom momentos de ontem permanecem conosco, nos acompanham e podemos compartilhar com os outros, talvez seja isto que nos torna humanos, a capacidade de não perder nossa herença.

Nas minhas memorias de criança o mestre da pintura já estava presente, o tempo brinca nos trazendo recordações do futuro. Aldredo Andersen é um destes Pais coletivos que mantem sua prescença aqui e agora, nos fazendo vislumbrar a Arte além dos momentos transitorios.

(Fotografia: Otavio Augusto Salgado)

sábado, 24 de outubro de 2009

No Museu do "Olho" Curitiba

Adoraria estampar no blog as faces infantis, porém esqueci que estamos em pleno século XXI e a moralidade da sociedade esta pior que no século passado(XX). Estava tirando fotos no museu de um grupo de crianças,... quando inesperadamente uma senhora me interpelou de forma "Intimidadora":

-- Alto ! Não pode tirar fotos aqui, muito menos das crianças !
-- Mas "madame" é minnha netinha !
-- Ha sim, então pode tirar dela no canto, longe das outras crianças.

É meus senhores, minhas senhoras estamos no século XXI. Não confunda tecnologia com civilização. Estamos altamente Tech e Microscopicamente gente !

Epilogo:

"Os olhinhos brilhantes,
a emoção de ver Arte e
fazer "Arte" desviando a atenção
para a camera !
Ha ! como aprendemos com elas."


"A idade das trevas tecnologicas está por vir, quando ela chegar será tarde para voltar atras (Campanella - 1500..)"

(Fotografia: Larissa Lima)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alfredo Andersen


Obrigada ao Mestre pelo seu legado que chegou até nós, personificando seu espirito nos mestres de hoje !

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

12 de Otubro - Dia das crianças.

Azuis, Amarelos, Vermelhos
Raças, Cores e Valores
Formas, Medidas e Distancias
A força do Cosmos, Aguas e Matas
A beleza das Flores
A Grandeza da Amazonia.
Quizera Eu
A sabedoria do Ancião
com o frescor da infancia !

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Passos da Liberdade !

(Pintora: Marilene Amaral)
Serena e digna. Num mundo com dias asperos é agradavel se entregar a Arte num solo sagrado que se entitula: Museu Alfredo Andersen. Os que compartilham este espaço sabem como é magnífico trilhar os caminhos, ao menos uma ou duas vezes por seamana, deixando o dia a dia para chegarmos ao patamar criativo das artes plasticas.

O valor da arte reside no seu poder para aumentar nossa força moral, ou aumentar sua influencia.
(Odilon Redon)

domingo, 13 de setembro de 2009

Como Enlouquecer Seus pais - Teatro



Parabens Otavio Augusto Salgado pelo sua atuação na peça !



Teatro "Lala Schneider" - Rua treze de maio, 626 -Ctba PR.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sabedoria...

"O Saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes." (Cora Coralina)

sábado, 15 de agosto de 2009

Brasilidade






Não quero jamais ter de morar longe dele. Aqui tudo é possível. E tanto está ainda por fazer."
(Lya Luft)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

sábado, 1 de agosto de 2009

Rosa Mistica

"Até que aqueles que ocupam postos de responsabilidade não aceitem questionar-se com valentia seu modo de administrar o poder e de tentar o bem-estar de seus povos, será difícil imaginar que se possa progredir verdadeiramente para a paz." [ Papa João Paulo II ]

segunda-feira, 27 de julho de 2009


Na palma da mão com ares de antiga, fundamental, presente e atual... A peça como uma semente de luz concretizada no peso do ferro e a leveza do ser.
O retorno da peça após algum tempo para ser catalogada foi emocionante, alem de trazer para minha mãe alegria, pela distinta visita da proprietária. Tudo o que un dia fizemos, num momento
determinado cobra vida e se torna uma existência independente. A obra vai pelo mundo livre de seu criador...

domingo, 14 de junho de 2009

O amor se manifesta no passado, presente e futuro..

O amor se manisfesta em formas diversas, num sonho continuo: No parque com meu Pai, na descendencia que ainda criança me olha inocentemente,no meu companheiro que me segue pela eternidade. Calidoscopio universal que projeta suas cores na alma, que vaga misteriosamente pela realidade material iluminando minha consciência.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Estrelas

SONHE COM ESTRELAS (Fernando Pessoa)- Sonhe com estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu. Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde. As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces. O sorriso! Esse, você deve segurar, não o deixe ir embora, agarre-o! Persiga um sonho, mas, não o deixe viver sozinho. Alimente a sua alma com amor, cure as suas feridas com carinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas, não enlouqueça por elas. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Alague seu coração de esperanças, mas, não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-as. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada.

domingo, 24 de maio de 2009

Regra de Ouro para prolongar a vida.

Acredito que quando falamos de "prolongar a vida" algumas respostas vêm a mente rapidamente: Médicina moderna, medicamentos de ponta, alimentação balanceada e até "curas milagrosas"... Meus caros, o primeiro mandamento para um ser humano prolongar sua vida é o convivio com entes queridos que diaramente forneçam "doses" de AMOR ! , é obvio que alguns medicamentos e cuidados são necessários, porém o catalizador fundamental continua sendo o "calor humano". Só têm uma contra-indicação: ele têm que ser REAL ! . Em estes tempos medonhos que os valores morais estão em crise e onde o "individualismo" faz estragos vemos desolados como a FALTA de "humanidade" corroe nossa sociedade, esta tendência talvez seja fatal, mas no intimo acredito que é uma fase que vai passar. Pense nisto na pŕoxima vez que visite seus entes queridos: o AMOR é fator decisivo para nos seres humanos.(foto: Elton, Damasio).

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aniversario Mary Cassat - Pintora


Mary Cassat (Allegheny, 22 de Maio de 1844Château de Beaufresne (perto de Paris), 14 de Junho de 1926) é uma pintora dos Estados Unidos da América. É considerada uma grande pintora impressionista. Está enterrada no jazigo da família, em Le Mesnil-Théribus.

Biografia

Filha de um homem de negócios muito influente em Pittsburgh, de ascendência francesa, tinha, porém, uma grande paixão pelos Estados Unidos, estudou arte na Academia de Artes da Pensilvânia na Filadélfia. Participou em várias exibições de quadros impressionistas, nos anos de 1879, 1880, 1881 e 1886. Conheceu pintores como Monet, Morisot, Renoir, Degas e Pissarro, sendo que Degas foi seu marido. Tinha estilo próprio e muito defendida por Degas dos severos críticos da época. Pintou um quadro chamado Senhora no Teatable em 1885 posteriormente adquirido pelo Museu Metropolitano de Nova Iorque. Devido a influência de Degas, seus trabalhos foram marcados com ênfase no estilo suave ou lírico da pintura. (fonte; WikiPedia)


domingo, 17 de maio de 2009

domingo, 10 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães

O misterio do rito de passagem de mulher para Mãe ainda continua intocado: Olivia, Vitoria, Aparecida, Gloria,... transformaram suas vidas para gerar outras.Obrigada e muitas felicidades neste Día.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

domingo, 5 de abril de 2009

Fotografia I


A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz".[1].

Por definição[2], fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível[3]. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem. (fonte: WIKIPEDIA)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Aprender...Viver...Ciclo Mágico


A natureza é composta de ciclos. Dia após dia nos ausentamos e retornamos nos lugares onde podemos criar: linhas, cores, pontos, circulos, trapezios. É preciso seguir e enchergar, num contexto onde a confusão de valores e lutas incessantes com aqueles que não entendem os motivos reais da arte. A vida sempre encontra um caminho para seguir seu curso, ali onde está uma porta aberta: Museu Alfredo Andersen, mestres que nos levam a tomar consciência da arte que pode ser feita e que nos motiva a seguir nesta caminhada.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Carnaval V...


Arlequim está chorando
Pelo amor da colombina
no meio da multidão.

Eu sou aquele Pierrô
Que te abraçou e te beijou meu amor.


Vou beijar-te agora...

domingo, 8 de março de 2009

sábado, 28 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carnaval II

Na segunda feira de Carnaval os sonhos dançam na avenida e os foliões do Axé brincam e se misturam, como se o tempo fosse cumplice da alegria do povo. Vamos lá minha gente..entre as cores vibrantes brincar.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval I

Antes de ser convidada pela escola "Imperadores Independentes", para ser Porta Bandeira, era uma brincadeira. Após se tornou a escola do meu coração! Salve também todas as escolas do Pr. em especial " Embaixadores da alegria".