sábado, 20 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Prospero ano novo 2009


Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu, toda a pureza dos anjos, toda a inocência das crianças, toda a grandeza do mar,das colinas e rochedos, toda a força das aguas nas ondas, cascatas e correntes cristalinas, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar... Sua amizade!!! Eu só tenho a agradecer por você existir em minha vida.

Orientadores do "Museu Alfredo Andersen", amigos e colegas de estudo, caros visitantes do blog e a minha família: FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO.

Carinhosamente Luci Carvalho.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Convite exposição Coletiva das Oficinas do Museu Alfredo Andersen




Venha conhecer os trabalhos dos alunos das oficinas do Museu Alfredo Andersen. A partir do día 10 de dezembro de 2008, na Rua Mateus Leme, 336 - São Francisco, Curitiba - PR, 80510190‎ - (0xx)41 3222-8262

"Todos os artistas têm em comum a experiência da distância insondável que existe entre a obra de suas mãos, por conseguida que seja, e a perfeição fulgurante da beleza percebida no fervor do momento criativo: o que conseguem expressar no que pintam, esculpem ou criam é só um tênue reflexo do esplendor que durante uns instantes brilhou ante os olhos de seu espírito."
( Papa João Paulo II )






quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Luz, Amor e Paz - Calma planêta água.

Essência Divina que habita no meu interior, inspirai minha mente consciente para que Eu possa vislumbrar meu caminho e missão fazendo a cada instante uma oportunidade de viver, crescer e saber. Permite que a vossa luz brilhe a través de mim, tornando-me uma pincelada na tela do bem comum.

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível." ( São Francisco de Assis )

domingo, 16 de novembro de 2008

MAC - exposição !



É compensador visitar a exposição e apreciar a serie de fotografias da artista Denise Cristina Wendt.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Processo criativo.



Se deseja adquirir uma das telas, basta enviar um email para: luci.funes@gmail.com , solicitando informações. Retornaremos telas dispóniveis, forma de pagamento e entrega.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Oração.























Pai Nosso que estais no céu,
santificado seja o vosso nome,
vem a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
não nos deixei cair em tentação
mas livrai-nos do mal.
Amém.

Santo anjo do Senhor
meu zeloso guardador
se a ti me confiou a piedade divina
sempre me rege
guarde
governe
ilumine
Amém.

domingo, 21 de setembro de 2008

O processo criativo na Arte.



Se deseja adquirir uma das telas, basta enviar um email para: luci.funes@gmail.com , solicitando informações. Retornaremos telas dispóniveis, forma de pagamento e entrega.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Homenagem a Alice Yamamura.: A artista dos corações

Não tive o privilegio de conhecer pessoalmente. Tuas obras foram anjos mensageiros. . .Aqueles que souberam fazer com amor e dignidade o trabalho de humanizar a realidade devem permanecer em nossos corações eternamente, para nos lembrar que alguns foram destinados a fazer enxergar a verdade que existe por tras deste universo de ilusões.

Título : da série "Oi, Coração" - ano 2000
Material : cerâmica e fio de nylon
Dimensão : 46 x 43 x 14 cm (cada coração)
Foto : Nelson Yoneda

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Semana da Pátria II - O Homem que deu Côr a Brasilia: Athos Bulcão



Sala de Embarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.


Suas obras estão espalhadas por igrejas, murais e monumentos de Brasília. Athos, que nasceu no Catete, no Rio, foi amigo de al­guns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, como Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco. Em Brasilia sua obra se confunde com as obras arquitetonicas fornecendo humanidade ao concreto.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Semana da Pátria I - O Homem que fez o plano piloto de Brasilia : Lucio Costa

Lucio Costa nasceu em Toulon, França, em 27 de fevereiro de 1902, filho de brasileiros em serviço no exterior. Seu pai era o almirante Joaquim Ribeiro da Costa. Estudou na Royal Grammar School de Newcastle (Reino Unido) e no Collége National, em Montreux (Suíça). Após retornar ao Brasil, em 1917, estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, diplomando-se em 1924. Quatro anos depois, casou-se com Julieta Guimarães.

Em 1930 é nomeado diretor da Escola Nacional de Belas Artes, onde introduz mudanças no sistema de ensino. No ano seguinte, reformula o 38º Salão Nacional de Belas Artes, nomeando para o júri, entre outros, Manuel Bandeira e Anita Malfatti.

Em 1936 consegue convencer Le Corbusier a vir ao Brasil avaliar o projeto para o edifício-sede do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro.

Em 1938 projeta, ao lado de Oscar Niemeyer, o pavilhão brasileiro da New York World's Fair.

Em 1954 perde a mulher num acidente automobilístico, do qual ele se julgaria culpado, por dirigir o carro em que viajavam.

Em 1957 vence o concurso nacional para a elaboração do Plano Piloto de Brasília.

No ano de 1960 recebe o título de professor "honoris causa" da universidade de Harvard (EUA). Quatro anos depois, é chamada para chefiar a equipe que projetou a recuperação de Florença (Itália), afetada por uma inundação.

Em 1969 inicia a elaboração do Plano Diretor da Barra da Tijuca (Rio).

Em 1976 participa, a convite dos escritórios Nervi e Lotti de Roma, da concorrência para a construção da nova capital da Nigéria (Abuja). A proposta não é levada adiante.

Em 1987 apresenta um trabalho intitulado Brasília Revisitada, no qual pede que se respeitem as quatro escalas que estiveram na concepção da cidade (monumental, residencial, gregária e bucólica).

Em 13 de junho de 1998, falece em sua residência no Leblon, na cidade do Rio de Janeiro.

(Escultura material alternativo 1989 - Fotografia; Denise Cristina Wendt)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Final de tarde

Após um día exaustivo, decisões severas... O entardecer ! Com seus segredos. Adentrar em toda essa mágia e retornar sem mácula. O mergulho total pode ser a passagem para o desconhecido. Na força do céu e da veste é notável a beleza e fascínio do viver.

sábado, 2 de agosto de 2008

O passeio das Rosas

As rosas carregam na sua fragilidade emoções humanas. Passeiam pelos corações apaxionados, aniversários e festejos. Pulam entre as saudades e alegrias, dias e noites que não são esquecidos. Nas suas pétalas ainda deslizam suspiros e carinhos... Rosas vermelhas, amarelas de todas as cores e sentimentos. Entre tantos matizes e pensamentos elas que me trazem épocas passadas no seu perfume sedutor. Rosas, Rosas... Desejo sempre te-las nas minhas mãos.



quarta-feira, 30 de julho de 2008

Escultura em sucata.

Ontem, 1989 onde meus sonhos dividiam sua existência com meu trabalho. Mundo distante... olhar interior sabia que tudo ia mudar e aquietava meu espirito. Minha alma caminhava pelas linhas do Arco-iris e meus olhos embaçados misturavam suas belas cores a procura de novos horizontes. Agora a cada nova oficina onde novas faces e fases se apresentam posso ver as cores difusas do passado, os caminhos podem ir e vir porém são os mesmos na sua essência. A dualidade do agora se resolve criando o futuro, fazendo do passado a ponte para novas experiencias... no Arco-iris sublime e magnífico que cada um de nos leva dentro do coração. Meus olhos não estão mais embaçados e posso ver as cores em todo seu esplendor e o universo que se apresenta solene nos envolvendo com a ternura da Providencia Divina. Que assim seja ! (Foto. Denise Cristina Wendt)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Retorno ao Atelier

Vida, um eterno fluxo de idas e vindas onde os caminhos nunca são os mesmos. Andar entre os reflexos de nossos atos... entre risos e olhares que questionam o universo, por alguns momentos percebemos a realidade por traz do espelho, e descobrimos que o tempo não passa do percurso da nossa consciência nos matizes das cores de Deus. Na geometria se disolvem as crenças. Retorno ? impossível, nunca fomos, sempre estivemos aqui. É que a natureza gosta de brincar , ao final que é nossa vida além de um jogo de crianças no jardim ideal de nosso sonho. rsss... (Foto: ELton Damasio)

domingo, 27 de julho de 2008

A Dama e o Cavalheiro.


Entre sonhos, devaneios e sombras perturbadoras, algumas vezes achamos nossos caminhos. Como numa miragem rápida quase alucinante temos que transferir nossas visões a realidade: tela num canto qualquer atrelada ao ser revolvendo suas memórias. Na distinção suprema em cores primárias eis que o toque elgante da pincelada na mágia da modelagem: meus Mestres.

sábado, 12 de julho de 2008

Reflexo azul

Em alguma página, de algum livro de Freud, estava escrito mais ou menos assim: Se todos tivessem acreditado quando Eu falava verdades como um palhaço... e chorava como uma criança... Não é por ignorar fatos, nem para renegar valores e sim para e pôr acreditar que sempre é possível evoluir aprender sonhar e sorrir.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mãe: Feliz Aniversario - 29.06.2008 : 88 anos de vida.

A cada ano que passa a luz de teus olhos ilumina meu caminho, sigo mais tuas pegadas, meu coração entende teus gestos, encontro os motivos escondidos nos teus atos de amor ... Ha! como é bom ter a mãe nos nossos braços, bem perto . Obrigado senhor !

domingo, 22 de junho de 2008

O homem de Deus

O mistério do monje que caminha solitário à procura das respostas que só Deus pode dar. Nos lugares silenciosos e calmos onde a divindade pode ser percebida sem interferencias mundanas.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Lembranças de meu pai...


Oh! meu Pai, como esquece-lo, se brinco, choro, sonho. Vive, revive. Nas ruas, parques, bosques. No jardim me volto para nossa vida em casa e sua planta preferida: cravo. Num retorno à origem nos meus filhos na igreja que tantas recordações traz: Bom Jesus. No vento que toca meu rosto e agita meus cabelos, como meu pai fazia. Saudades das tardes que sorriamos...

domingo, 15 de junho de 2008

Amor e caridade


Que Santo António nos defenda de todos os perigos, afaste de nós e de nossos lares todo mal, nos proteja em todos os empreendimentos e nos inspire na pratica do bem. Amén.

sábado, 14 de junho de 2008

Bolo de Santo Antonio ... Achei após muitos anos !


Existe uma tradição na Igreja Bom Jesus: É feito um bolo comunitário no qual são colocadas pequenas imagens de "Santo Antonio", diz a lenda que quem achar uma imagem terá seu pedido atendido. Obrigada pelas muitas graças recibidas.

Santo Antonio amigo de Deus e dos Homens

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Dia dos enamorados


Ah! Meu Amor.
Assim que façamos o que é necessário,
estou pronta para caminhar contigo,
ao longo da Eternidade.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Aniversario do pintor espanhol, Diego de Velazquez


Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (Sevilha, 6 de Junho de 1599Madrid, 6 de Agosto de 1660) foi pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha.

Filho de um advogado de nobre ascendência portuguesa, Velázquez levou o prenome do avô paterno que, em 1581, deixou Portugal (era originário do Porto) para instalar-se com sua esposa em Sevilha. Sua mãe era de origem sevilhana. Foi um artista tecnicamente formidável, e na opinião de muitos críticos de arte, insuperável pintor de retratos.

Em 1610, sua família percebeu sua vocação e, ainda jovem, Velázquez foi levado para estudar com Francisco Herrera, o Velho, pintor naturalista apaixonado pela arte de Caravaggio. Em dezembro do mesmo ano, entrou como aprendiz no estúdio de Francisco Pacheco e, em 1611, o pai assinou, em seu nome, um contrato de aprendizado por seis anos com Pacheco, após o que seria submetido a exame, constituído por uma prova teórica e uma prova prática de pintura a óleo. Em Sevilha, a comunidade artística era regida por uma espécie de confraria. A coorporação de São Lucas era controlada por Pacheco e Juan de Uceda. Depois de passar pelos exames, Velázquez precisava jurar fidelidade aos estatutos da organização. Só então teria o direito de praticar a arte.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Eu e Mim


Eu não sou meu corpo nem muito menos meus pensamentos, também não sou minhas crenças ou minhas emoções... Talvez seja parte de uma coisa maior a qual me junto quando não mais percebo meu Eu, quando não mais meus pensamentos ou sensações dominam meu ser. Neste momento os rios voltam a ser rios, as flores se tornam flores e o tempo deixa de ser passado ou futuro e se torna agora. Neste agora que desaparecem meus preconceitos e minha existência se une a consciência divina da qual todos nós somos parte, minha vida se torna real independente da ilusão que chamamos de universo. Na roda do destino rios, chão, flora, frutos, justos, injustos,pensamentos, devaneios, imagens, imensidão giram perenemente.

domingo, 1 de junho de 2008

Primavera


Há um tempo para refletir. Um sonho a consolidar. Vidas para serem vivídas. Na essência das almas: lamentos, encantos, anseios e euforias. É primavera ! No ámago de nossas existências as rochas se transformam em diamantes as aguas em lembranças e nós pontos de luz que brincam na margem do rio da vida.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Trigal


Que existam "Trigais" e "Arvores Rosa". Que não haja fome e exista muito amor. Que a terra seja fertil e protegida. Que a força suave humanitarista se materialize nas formas possíveis num Unverso onde as realidades se manifestam pelo poder da percepção humana.

sábado, 24 de maio de 2008

Incentivadores

Em Curitiba temos o "Centro gastronomico Paralelo" que colaborando com a arte na cidade cedeu suas instalações para apresentar ao seus frequentadores uma amostra de telas. Acima seus proprietarios: Terezinha Silva e Alcemir Schuster.

sábado, 17 de maio de 2008

Vejam nossas telas no Centro Gastronomico Paralelo.

O C.G. Paralelo cedeu gentilemente seu espaço para apresentar algumas de nossas telas ao público que frequenta o local. Endereço: Praça Carlos Gomes (Ao Lado da Gazeta do POvo). Obrigada. Esperamos todos vocês.

Nota do dia.

Marina nunca perdeu suas convicções,
suas determinações,
sua alma e a confiança daqueles
que sempre acreditaram nela.

domingo, 11 de maio de 2008

Homenagem a Mãe

As linhas de um desenho lentamente definem uma imagem. Da mesma forma nossa mãe define nossa personalidade. Neste processo sua força vital se transfere para cada filho e a vida segue seu curso. Vínculo eterno de duas existencias unidas pelo laço do amor. O cinza da realidade se torna cor quando o verdadeiro e único ser que não procura interesses e nunca se rescente nos cobre. Aqueles que ainda as temos junto e percebemos este momento maravilhoso: Obrigada Senhor !. É para aqueles que ainda não conseguem enxergar o milagre que junto a eles está: Senhor abre seu coração !. Que nossa vivencia é formada por coisas simples e humanas, lapsos curtos que só deixam seu rastro no mais profundo do ser. Um sonriso, aquele toque... O que realmente importa só pode ser visto com os olhos do coração. O que nos torna realmente gente é saber do onde viemos e quem nos fara trasncender pela vida. Graças Deus meu !
Parabéns a todas as mães.

domingo, 4 de maio de 2008

Nosso video no "You Tube"

A multimedia chegou com toda sua variedade e força. Ainda é uma pergunta em aberto como a arte vai se inserir neste contexto. Video

Falando de videos favoritos : Andrea Bocelli.

Uma das minhas músicas preferidas.

A arte pode ser encontrada nos lugares mais inesperados. No Hawai, surge uma das músicas inspiradoras . Vejam o vídeo.

Além Do Arco-Íris

Em algum lugar sobre o arco-íris
Bem alto
Existe uma terra sobre a qual eu ouvi
Uma vez numa canção de ninar
Em algum lugar sobre o arco-íris
Os céus são azuis
E os sonhos que você se atreve a sonhar
Realmente se realizam
Um dia eu farei um pedido a uma estrela
E acordarei onde as nuvens estejam longe
Detrás de mim
Onde os problemas derretam como pastilhas de limão
Longe do topo das chaminés
E lá você me encontrará
Em algum lugar sobre o arco-íris
Pássaros azuis voam
Pássaros voam sobre o arco-íris
Por quê, então, porque eu não posso?
Se felizes passarinhos azuis voam
Além do arco-íris
Por quê, porque eu não posso?

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Inca Garcilaso de la vega.

Inca Garcilaso de la Vega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inca Garcilaso de la Vega.
Inca Garcilaso de la Vega.

Inca Garcilaso de la Vega (Cuzco, Peru, 12 de Abril de 1539 - Córdoba, Espanha, 23 de Abril de 1616) foi um escritor e historiador peruano, dito o "Príncipe de los escritores del nuevo mundo" (príncipe dos escritores do Novo Mundo), Pertenceu à época dos cronistas pós-toledanos, durante o período colonial da História do Peru. Batizado com o nome de Gómez Suárez de Figueroa, trocou-o anos mais tarde durante a sua estadia em Espanha, para Inca Garcilaso de la Vega.

É tido como o peruano mais insigne da colónia, tendo sabido expressar a sua exaltada nacionalidade na sua obra prima: "Comentários Reais dos Incas", a qual chegou a ser vetada, nos Vice-reinos do Peru e Buenos Aires, pela coroa espanhola ao ser considerada judiciosa e perigosa para os seus interesses, devido ao levantamento de Tupac Amaru II de 4 de Novembro de 1780.

23 de Abril : Dia Do Livro (UNESCO)

No dia 23 de abril de 1616(no mesmo dia e ano) morrem três vultos da histroria das letras: Shakespeare, Cervantes e Inca garcilaso de la Vega. É um paradoxo que as instituições que deveriam de lembrar, por alguma razão bizarra esqueceram.

Escritores Paranaenses 2008

Julio Damasio (A compota de Pimenta) e Geraldo Magela no dia 24 de abril de 2008 apresentaram seus trabalhos na Biblioteca Pública do Párana. Parabens.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Oração a São Jorge - FÉ

Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e as bênçãos de São Jorge, fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos, fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida, dê firmeza á nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na terra como São Jorge venceu, possamos triunfar no céu convosco e participar das eternas alegrias. Amém.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Fadas

E falando de contos, castelos e fadas. Eu sei que elas existem. Como elas parecem ? parecem com a tela que uma manhã bem cedo num lapso mágico ganhou vida nas minhas mãos. Sim fadas são de verdade só podemos olhar com o coração.