sábado, 1 de novembro de 2014

Obrigada meu criador! (18 de Outubro de 2014)





Ao ver minha futura nora caminhando ao altar, o véu roçando meus pés, desatou um vórtice de memorias. Meus anseios de juventude de ser freira, lutas incansáveis da família, ausências perpetuas de meus genitores: Olívia Souza Maia , Pedro Mendes de Carvalho; meus irmãos: Marcio de Carvalho, Maria Mendes de Carvalho, Edmundo José de Carvalho . Aos amigos, presentes e ausentes. Instintivamente dobrei meus joelhos e beije o alvo véu, ligando o presente ao passado.

Meu filho adentrou numa nova fase de vida, continuando o ciclo sagrado que os homens e mulheres repetem, para dar continuidade a nosso sangue, unindo famílias e esperanças, nos dando um derradeiro sentido de existência. 

Desta feita, esta consumada a união. Que Sejam felizes e prósperos!

Obrigada meu criador.

domingo, 26 de outubro de 2014

BRASIL 2014



Num dia 1989, vestida de palhaça, subi ao coreto na rua XV de novembro, Curitiba. Era um ato politico com Lula. Fiz minha parte “agitando” os participantes e promovendo as palavras patrióticas, o que viria a ser o primeiro presidente de esquerda, eleito pelo voto popular no Brasil.

Neste pleito eleitoral o seu adversário era FHC venceria. A partir deste momento uma longa luta se iniciava. Mas tarde, em primeiro de Janeiro de 2003, Lula chega ao poder e se inicia uma época de mudanças, pagando uma divida com os que tiveram menos esperanças e direitos no Brasil.

Onze anos após, esta luta ainda se trava nos palanques virtuais de este novo século XXI. Eu continuo, fotografando, pintando... Sou uma artesã das Artes. Vimos muita água correr por debaixo da ponte, uma campanha politica poluída com ataques baixos e lances maliciosos.

Minha única certeza é acreditar no Brasil e nos milhares de pessoas que nos últimos doze anos, melhoraram de vida e puderam ampliar seus horizontes, nada neste mundo e perfeito a não ser dar uma sonho para todos aqueles precisam de seu pais.

Por isso, neste dia, a pesar de todas as intempéries noticiosas e mal intencionadas, posso falar que ainda acredito, nos homens que começaram sua luta em 1989. Espero que a providencia os mantenha por mais tempo, fazendo sua tarefa, melhorando a vida dos mais humildes, aqueles que necessitam mais dos governos.

Eu vou continuar “fazendo Arte”, e pintando um mundo melhor, nas asas de uma borboleta amarela e verde, nas mãos de um pequeno brasileiro que tem a vida pela frente, que será ajudado pelo seu país!

domingo, 24 de agosto de 2014

Che : Sobre Bandeiras!





"A argila fundamental da nossa obra é a juventude: nela depositamos a nossa esperança e preparamo-la para tomar das nossas mãos a bandeira." (Che Guevara)


"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."

sábado, 19 de julho de 2014

FEIOS, SUJOS E MALVADOS!



Sábado! O melhor dia da semana. O sol entra pela minha janela, e os passarinhos cantam, la fora minha mulher trata do jardim e Eu me disponho a ler os jornais pela internet, nos meus fones o som de “John Denver”, coisa de velho, que viu tempos melhores...

Acredito que o Universo continua o mesmo,  homens e mulheres nos  tornamos piores, de todo coração desejaria que não fosse assim, porém os matutinos me tiram do sonho ideal. Ciência e tecnologia superaram todas as expectativas, em cambio, nós seres humanos caminhamos rapidamente por um caminho indigno e perigoso, é que estamos perdendo nossa humanidade.

Na minha juventude, meu escritor preferido era: Eric Arthur Blair (Motihari, 25 de Junho de 19031 2  – Londres, 21 de Janeiro de 1950),3 mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell, foi um escritor e jornalista inglês. Sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.4 Apontado como simpatizante da proposta anarquista e do socialismo não-autoritário, o escritor faz uma defesa da auto-gestão ou autonomismo. Orwell, faz uma forte critica ao socialismo autoritário e estalinista, que ele denunciou em obras como Homage to Catalonia e Animal Farm (Wikipedia).

De alguma forma, suas obras me mantinham em constante alerta, deixando minha mente e sentidos prontos,para o que der e vier. Após meio século, percebo assustado que da mesma forma que Júlio Verne na ciência, Orwell era o visionário social!

O futuro claustrofóbico e fascista se tornou realidade, sem contar com suas previsões sobre a ciência criando armas de destruição de massa, sua visão dos meios de comunicação ao serviço do poder para submeter os povos. Vejam algumas de suas previsões:

Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.”

"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"

A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez”

"Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando um rosto humano para sempre"

O crime de pensar não implica a morte. O crime de pensar é a própria morte.”

Toda propaganda de guerra, toda a gritaria, as mentiras e o ódio, vem invariávelmente das pessoas que não estão lutando.”

Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam.”

Se o pensamento corrompe a linguagem, a linguagem também pode corromper o pensamento.”

A provas são horrendas, Imbecis e Tristes:


BRICS

Justamente um país como o México teria de se perguntar, hipoteticamente, que vantagem tem em ser parte do FMI e da OCDE, em contraste com ser membro dos BRICS. Do primeiro, obtém créditos geralmente envenenados pelas exigências do Consenso de Washington; da segunda, a OCDE, recebe relatórios periódicos sobre educação e níveis de bem-estar social nos quais os mexicanos são invariavelmente exibidos nas últimas posições.
Ainda não está claro o que o Brasil vai ganhar com o novo clube econômico e político. Seus sócios são tão poderosos quanto extravagantes na hora de fazer negócios. Nem a China nem a Rússia são conhecidas por ter uma agenda generosa em termos comerciais e financeiros. Mas estão sendo pressionadas a constituir um polo geopolítico alternativo frente ao dólar. Uma conjuntura que, bem trabalhada, poderá ser essencial para os interesses brasileiros. Só o tempo dirá. Por enquanto, Dilma voltou a respirar e a dançar. Talvez ao ritmo de Sympathy for the Devil



300 Seres humanos Inocentes assassinados

Ao mesmo tempo, o Governo da Ucrânia acusou neste sábado os rebeldes pró-russos da destruição de provas e da retirada de corpos do lugar onde caiu o avião da Malaysia Airlines, supostamente derrubado por um míssil que causou a morte de seus 298 passageiros, na última quinta-feira. Kiev também aponta a Rússia como colaboradora ao esconder material que poderia ajudar na investigação. “Os terroristas, com ajuda da Rússia, estão tentando destruir provas”, declara um comunicado oficial do Executivo ucraniano.


Os mortos em Gaza passam de 330 e Israel mantém posições

A segunda noite desde que começou a invasão terrestre de Gaza teve 26 palestinos mortos e quatro soldados israelenses feridos, um deles em um acidente rodoviário. O Exército de Israel matou 330 palestinos desde o começo da Operação Limite Protetor na Faixa de Gaza, na madrugada de 8 de julho. 72 deles eram crianças ou mulheres menores de 18 anos, segundo a contagem do Ministério da Saúde palestino. Dos quase 3.300 feridos, 657 são crianças. A Organização das Nações Unidas calcula que mais de 75% dos mortos são civis. Até agora, foram registradas duas baixas israelenses: um civil e um soldado. Israel investiga se este último foi vítima do chamado fogo amigo. As primeiras horas da noite de estiveram entre as piores de toda a ofensiva, com dezenas de palestinos mortos.

FONTE_LINK 

A Justiça italiana absolve Silvio Berlusconi pelo ‘caso Ruby’

Silvio Berlusconi recebeu a primeira boa notícia em muito tempo e já faz os primeiros movimentos para tirar proveito dela. A Corte de Apelação de Milão anulou a sentença de sete anos de prisão por abuso de poder e incitação à prostituição de menores que, desde 24 de junho de 2013, pesava sobre o ex-premiê italiano no chamado caso Ruby.
Os juízes, que têm até outubro para argumentar a decisão, absolveram o ex-primeiro-ministro do crime de abuso de poder “porque o fato não aconteceu” e de prostituição de menores “porque o fato não constitui delito”. Berlusconi soube da decisão enquanto cumpria a pena por evasão fiscal prestando serviços sociais em um hospital geriátrico nos arredores de Milão. “Estou emocionado”, disse ele em nota, “só quem esteve próximo a mim nesses anos sabe o que sofri por uma acusação injusta e caluniosa”.



O PT condena a prisão de ativistas no Rio

Depois de várias organizações, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), terem criticado fortemente a prisão de 19 ativistas no último fim de semana no Rio de Janeiro, acusados de instigar os protestos de rua previstos para o dia da final da Copa do Mundo, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota em que se posiciona taxativamente contra a atuação da polícia e da justiça no Rio.

Cinco ativistas, entre eles Elisa Quadros, conhecida como Sininho e apontada como a líder do movimento, continuarão presos por alguns dias na penitenciária de Bangu, por ordem judicial. Aos outros 14, foram concedidos habeas corpus para que respondam, em liberdade, ao processo por formação de quadrilha armada. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, o secretário de Movimentos Populares, Bruno Elias, e o coordenador de Direitos Humanos do partido, Rodrigo Mondego, consideram que a prisão dos 19 devido ao “suposto propósito de impedir sua participação nos protestos de rua do último fim de semana” representa “uma grave violação dos direitos e liberdades democráticas”. Na mesma nota, redatada em duríssimo tom, o PT “repudia a criminalização das manifestações democráticas” e defende “a ampliação dos espaços de diálogo entre o Estado e os movimentos sociais”.






[Por Manuel Funes - 19 de Julho do ano de 2014 de Nosso Senhor]
Versão #1

"Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado... quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente agora?! Agora testemunhe, esta logo atras da porta"

sábado, 31 de maio de 2014

O fenômeno Joaquim Barbosa



"Joaquim Barbosa entrou em cena por vontade alheia, o presidente Lula queria um negro na corte suprema. Em apenas onze anos, o ilustre desconhecido tornou-se o mais visível e respeitado chefe do Judiciário de todos os tempos. Diz o que pensa, faz o que lhe dita a consciência e o dever cívico e, como se não bastasse, consegue irradiar sua imagem e mensagens para grande parte da população, sem dispor de qualquer máquina partidária, midiática ou empresarial."

É um fenômeno.



LINK MATERIA COMPLETA (EL PAIS - Espanha Edição mundial)

sábado, 24 de maio de 2014

Os fantasmas de Curitiba





Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizada a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense,7 a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico.11 É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.848.946 habitantes.6 É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 29 municípios e que possui 3 400 357 habitantes12 13 sobre uma área de 15 447 km²,14 o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil15 , e a segunda maior da Região Sul, ficando somente atrás da Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital do Paraná ao longo dos últimos anos tem se consolidado como a cidade mais rica do Sul do país e a 4ª em nível nacional.

Existem cidades de muitos tipos, com praia, vida animada, teatros e até aquelas que não dormem, outras com mistérios. Moro em Curitiba, fiz dela minha cidade do coração, é peculiar. É um lugar de imigrantes, na sua maior parte de origem Europeia, poloneses, alemães, italianos, russos, espanhóis que ainda guardam suas antigas tradições, trouxeram consigo música, língua, e talvez mais coisas das que podemos mencionar.

O clima semelhante ao Londrino: frio, garoa, e nevoa densa, que podemos amenizar com um bom vinho e um queijo derretido; a comida e bebida por estas bandas reconfortam o corpo e o espírito.

Porém, à noite, que revela sua verdadeira identidade. Entre uma chuva fina, e vento suave ao caminhar pelas suas ruas cheias de chafarizes e lampiões do século passado, observamos velhas mansões, recantos esquecidos e reflexos amarelados de antigos tempos, que de alguma forma revivem a cada noite, aqui nesta Gótica Cidade.

A Rua Saldanha Marinho, de pedras lisas, estreita e mal iluminada guarda muitos bares “Underground” (Underground "subterrâneo", em inglês, é uma expressão usada para designar um ambiente cultural que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da mídia. Também conhecido como Cultura Underground ou Movimento Underground, para designar toda produção cultural com estas características, ou Cena Underground, usado para nomear a produção de cultura underground em um determinado período e local.), para entrar temos que bater e esperar que nos liberem, alguns somente permitem a entrada de antigos freqüentadores, por algum motivo o lucro parece não ser o objetivo de sua existência.

La dentro, escritores, poetas, artistas de teatro e pensadores riem e se divertem, numa atmosfera fantasmagórica e irreal, fama e fortuna, não formam parte de suas ambições. Um exemplo famoso e o escritor Dalton Trevisan (Dalton Jérson Trevisan (Curitiba, 14 de junho de 1925) é um escritor brasileiro, famoso por seus livros de contos, especialmente O Vampiro de Curitiba (1965), e por sua natureza reservada.), que alguns dizem se tratar de um vampiro real, se esconde durante o dia, nunca deu entrevistas, mora em algum lugar, talvez numa dessas antigas mansões abandonadas e somente caminha pelas ruas de Curitiba à noite entre as sombras e chuva fina, que gela até os ossos.

Existem muitas lendas estranhas. Mas a experiência que vou relatar não é uma delas, aconteceu comigo neste mês de maio de 2014, e mais tenho provas documentais do fenômeno.

Após jantar com minha esposa, numa das melhores cantinas Italianas: Baviera; saímos, e como sempre caminhamos pela cidade, fumando um charuto e bebendo uma taça de vinho, uma atitude normal por aqui. Ela esta preparando uma exposição de fotos sobre a noite Curitibana, focando no seu clima Gótico, cheio de mistérios.


Armada com sua “Nikon” de última geração tirou centos de fotos: Casas abandonadas, vielas esquecidas, esculturas tristes de jardins melancólicos e relva crescida, reflexos mágicos em fontes e algumas nas quais apareço, como acessório do entorno fantasmagórico.

Pela metade da madrugada, na hora da coruja, caminhando na “Rua XV”, exclusiva para pedestres que atravessa a cidade. Com suas luminárias amarelas e frias no estilo "Belle Époque", velhos bons tempos, ali neste ambiente nostálgico, ela tomou fotos, capturando existências pretéritas. Eu fumava para espantar o frio.

De algum lugar, talvez um prédio, o som de saxofone iluminava a madrugada, aqui na cidade músicos invisíveis costumam tocar seus instrumentos, verdadeiros mestres anônimos. Ela falou, “Fique perto da luminária, a luz parda cai bem.” Acendi um cigarro e fiz posse.

Nossa escapada estava no fim, tínhamos comido, bebido e caminhado tomando fotos, da Cidade de luzes e sombras, cheia de contrastes e espaços místicos.

Sábado, à tarde, reservamos para digitalizar as fotos e separar as boas tomadas. Fiz um café, fumei meu charuto, e... Ela me chamou, “Veja! Alguma coisa que não devia estar ali...”.

Tinha a foto da fonte, em amarelo, com inúmeros reflexos, criando uma atmosfera irreal, perfeita. A pesar de conhecer a cidade, sempre fico surpreso com os detalhes novos, a cada foto revelada.

Ela programou a câmara para disparar duas vezes, de forma automática, desta forma sempre tem duas tomadas registradas. Tomei um gole de café, forte e sem açúcar, quase engasguei, três vultos estavam atrás de mim!

Senão fosse pelo registro digital, duvidaria da historia. As fotos não foram alteradas ou retocadas. Três pessoas ou deveria dizer “Espectros”, foram pegos no primeiro disparo e cinco segundo após, não estavam mais no foco da lente.

Uma mulher no fundo, vindo na nossa direção e dois homens passando com imagens borradas. O tempo entre uma imagem, curto demais, usando flash (Ver reflexo, canto superior esquerdo). Um detalhe impressionante: O rosto do homem borrado, deixa passar a imagem da fachada! Não da para aceitar outra explicação: Pegamos os Fantasmas de Curitiba!




A noite gótica,
envolve-nos, com seu manto.
As ruas,
tornam-se labirintos do passado.

Duas realidades,
convivem, num paradoxo.
Verso e reverso,
unem-se, na madrugada.

Por alguns instantes,
andantes, sem lar, abandonados.
Respiram o agora.
Olha, estão junto a ti.

Eles riem para nos.
Saudemos aqueles,
que não existem mais nesta realidade.
Porque um dia seremos Eles!




[Por Manuel Funes]
Mai/2014
Versão #4